Carta dos Direitos dos Usuários do SUS (Ilustrada) - Pacto pela Saúde 2006

Olá a todos! 

Hoje o Blog SUS para Concursos traz a Carta dos Direitos dos Usuários do SUS (ilustrada). A elaboração e publicação dessa carta faz parte das ações do Pacto em Defesa do SUS - Pacto pela Saúde 2006.

A carta define alguns princípios básicos de cidadania e os direitos do cidadão assegurando o ingresso digno a esse sistema. Abaixo segue os princípios dessa carta, ilustrados e seguidos de breve explicação. 

No final do post você ainda encontra uma questão de concurso para você testar sua compreensão sobre o assunto.





  Questão de Concurso

(FCC - 2012) A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde prevê que “É direito da pessoa, na rede de serviços de saúde, ter atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação em virtude de idade, raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, estado de saúde, de anomalia, patologia ou deficiência, garantindo-lhe:

A) o direito à escolha da alternativa de tratamento, sendo vetada a escolha do local de morte."
B) o recebimento de visita, quando internado, de outros profissionais de saúde que não pertençam àquela unidade hospitalar, sendo facultado a esse profissional o acesso ao prontuário."
C) o direito a acompanhante, pessoa predeterminada pela instituição, nas consultas e exames."
D) a identificação por número, nome ou código da doença, como forma de preservar a identidade."
E) o direito à visita diária, não superior à uma hora, preferencialmente fechada, em todas as unidades de internação, ressalvadas as situações técnicas não indicadas."


Gabarito: B

Abraços e até a próxima!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário