Sicko: S.O.S Saúde - Resenha


Faça aqui o DOWNLOAD GRATUITO da sua Apostila e-book SUS para concursos!

Mais um grande filme do cineasta Michael Moore, conhecido por sua postura crítica, ele retrata nesse documentário a deficiência do sistema de saúde dos EUA que mercantiliza a saúde da sua população através dos planos de saúde. Lá apenas os americanos que possuem planos de saúde, ou dinheiro suficiente para pagar um tratamento, são dignos de atendimento, ficando o resto da população, algo em torno de 50 milhões de americanos, sem qualquer assistência à saúde, torcendo para não ficar doente e ter que depender desse sistema que visa somente o lucro e faz da saúde da população um grande comércio altamente lucrativo para os donos dos planos de saúde e até mesmo para o governo, que tem levado dinheiro pra ficar calado diante dessa triste realidade do sistema de saúde americano.

--> O documentário apresenta ainda a dificuldade dos americanos que possuem um plano de saúde, mas que mesmo assim algumas vezes não são totalmente cobertos em alguns procedimentos. Fala sobre as estratégias dessas seguradoras de saúde que priorizam o seu rendimento a saúde do segurado. Se ele tiver algum risco à saúde que possa comprometer o rendimento do plano eles simplesmente não aprovam o plano para o paciente, ficando o tratamento por sua conta.



Em relação aos planos de saúde brasileiros, que fazem parte da saúde suplementar, notamos que não diferem muito da prática apresentada pelos planos americanos, mas ao contrário dos EUA, no Brasil, a saúde é pública, assim como em outros países apresentados pelo documentário (Canadá, Cuba, França) e regida por princípios de universalidade e igualdade, ou seja, todos têm direito a assistência à saúde. Embora o sistema de saúde brasileiro vive uma outra realidade frente a esses países como França, Canadá e Cuba, sofrendo com a má gestão e o subfinanciamento do sistema de saúde público, podemos observar ao ver esse documentário que é possível sim, lutar por um sistema de saúde público de qualidade, realmente universal e equitativo.

Abaixo um trailer desse ótimo documentário. Vale a pena conferir!

Abraços e até à próxima!

Curta nossa fan page no facebook e acompanha as novidades do blog.

Reações:

4 comentários:

  1. Muito bom post! Parabéns! Pena que a saúde do brasil esteja nessas condições, consequência do descaso do poder público.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim João a saúde pública do Brasil está sofrendo muito com a má gestão e o subfinanciamento do sistema, mas é possível ter um sistema de saúde GRATUITO de qualidade, e mais importante UNIVERSAL e EQUITATIVO. Basta o estado querer! Se em países como a Inglaterra, França, Canadá e até mesmo em Cuba tem dado certo, aqui também pode dar!

      Abraços!

      Excluir
  2. Já efetuei o pagamento pelo pag seguro, quando recebo o material por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!

      A Apostila já foi encaminhada para seu e-mail. Verifique a caixa de Spam ou Lixo eletrônico pois as vezes pode ter ido para lá.

      Abraços e bons estudos!

      Excluir